segunda-feira, 7 de maio de 2012

MOTIVOS PARA FUGIR DAS PROGRESSIVAS!

   Olá pessoal!

(Ficou com medo!? rs! Isso é pouco perto de todo o pesadelo!)

   Muita gente tem dúvidas em fazer ou não uma escova progressiva ou inteligente (qualquer escova que leve formol ou coisa parecida), ainda mais quando se deparam com um cabelo que antes era horrível e que agora está lindo.
   Existem os prós, claro, se não ninguém procuraria tanto o formol e não teriam tantos profissionais ganhando muito dinheiro fazendo somente progressivas, que é um serviço que usa produtos baratos e é super fácil de fazer (nada que alguém que sabe fazer escova e chapinha não consiga fazer em casa).
   Alguns prós são os que vocês vêem por aí, cabelos que antes eram verdadeiras palhas, se transformam em cabelos sedosos, brilhantes, com aspecto de bem tratados, enfim, é mesmo de matar de inveja!

   Enfim... preciso falar dos CONTRAS, que são MUITOS! 

   Antes de qualquer coisa, quero que saibam que não é qualquer "Zé da esquina" desinformado que vos escreve, pois além de já ter feito muitas progressivas em clientes no passado, também fiz MUITAS progressivas nos meus próprios cabelos e tenho muito para contar sobre essas mas de 30 progressivas já feitas em meus cabelos!

   Bora lá! 

   Os cabelos ficam mais oleosos, pois fios mais lisos tentem a deixar o óleo do couro cabeludo "escorregar" mais, então o óleo se estende até boa parte do fio. 

   E qual o problema? Posso lavar o cabelo todos os dias para resolver isso! Né!?

   O problema é que muita gente fica morrendo de medo de perder o efeito da progressiva mais rapidamente se usar shampoo para cabelos oleosos e lavar todos os dias. Pessoal, bora lavar o cabelo, né!? Se você faz progressiva para ficar com o cabelo bonito, tem que desgrudar ele da cabeça! Bora lavar! Vai, vai! 

   Os cabelos caem muito, tanto por causa do formol, quanto por causa do excesso de óleo que o couro cabeludo excreta. Sem contar com outros problemas que podem acontecer no couro cabeludo, como dermatites difíceis de curar, seborreia, caspa e etc. Tudo isso faz cair cabelo, então pq arriscar?

   "Ahh Ligia, mas é tão prático acordar, lavar os cabelos e sair sem me preocupar com o cabelo que antes ficava armado!" 

   Aháááa, mas depois você vai sentir falta do cabelo que você ainda tem na sua cabeçaaaaa!!! Muaaahahaha! (Hahaha, muito maléfica!). Não está notando os fios no travesseiro? Em excesso no ralo do banheiro? Pois é... preocupe-se com o seu cabelo no futuro, se é que ainda vai restar alguma coisa. 

   Mas Ligia, eu não passo na raiz, passo só na extensão e pontas. Mesmo assim meu cabelo vai cair e sofrer tantas consequências?

    Meu bem, se fosse mesmo esse milagre todo, eu estaria com o triplo de cabelo que tenho na cabeça, que nem antes de eu começar a usar escovas com formol. E você ainda não leu que todas as progressivas levam proteínas super pesadas? Vá ler sobre o danado do EXCESSO DE QUERATINA! Foi meu primeiro post! E outra, na hora da escovação, você acha que o vapor não vai para o seu couro cabeludo? rs! 

   Ligia, a progressiva que a moça faz no meu cabelo não leva queratina. Posso continuar fazendo? 

   AHAM, SEI! E você acreditou nessa pegadinha do Malandro, né!? Bobinha, que inocência a sua! As progressivas para alisarem os fios, tem que levar aminoácidos e proteínas, se não não tem como estruturar o fio na forma que você quer! Chuta que é macumba! Escova que deixa os cabelos lisos e que não leva formol e não precisa de queratina para alisar, é a ESCOVA DEFINITIVA, tem que saber diferenciar PROGRESSIVA X DEFINITIVA

   
   Pela milésima vez, escovas progressivas que "reza a lenda" que a ANVISA liberou, pode até ser que tenham analisado um lote e o tenham liberado, mas quem garante que não adicionaram o danado do FORMOL já que ardem tanto os olhos!? Sem contar que os próprios cabeleireiros adicionam o formol em qualquer produto que eles quiserem transformar em escova progressiva. Podem comprar um kit de cauterização, fazer uma mistureba e adicionar "uma tampinha de formol" (como se uma tampinha de alguma coisa fosse medida para alguma fórmula.).




   Por fim, com essa coisa de adicionar formol em produtos para cauterização, selagem, blindagem e etc, acaba que o pessoal que trabalha em salão inventa a própria fórmula dentro do frasco bonito e de boa marca. Daí vai o TABAJAAARA! Misturam queratina super pesada com condicionador barato, água e formol! E ainda tem coragem de falar que o produto é caríssimo e importado! Hahahaha!




  "Mas Ligia, meu cabelo é uma juba de leao, ainda mais que faço luzes. Qual a solução se não o formol?"


   Solução? Antes de existirem as progressivas, você fazia oq para domar os fios? Pois é, não existe essa coisa de praticidade meu bem, se mata na escova e na chapinha! E se bobear, vai precisar também da touquinha de mendigo (aquela meia calça horrorosa na cabeça)! É muito empenho, é! Mas vale a pena gastar mais tempo com seus cabelos do que deixar na mão do formol, pq um dia essa maravilha toda acaba virando pesadelo! Mantenha seus cabelos na cabeça!!! Se você não leva jeito para fazer escova e chapinha, te garanto que um curso de cabeleireira vai sair mais barato que um tratamento para o cabelo todo que caiu voltar a nascer normalmente como antigamente.

   Citei os prejuízos com os cabelos, mas o pior de tudo é que o formol é altamente tóxico e vai prejudicar a sua saúde. Não é atoa que fazem em lugar aberto, com máscara, óculos e etc, que seca a garganta, arde os olhos e dói a cabeça. Formol é cancerígeno! Além da vaidade com sua aparência, primeiro você tem que se lembrar da sua saúde que fica em jogo! 


  Sim, eu perdi muito cabelo e tenho falhas por toda a cabeça (já fazem 3 anos que não uso mais formol). Estou com pouco cabelo até hoje, mesmo tomando medicamentos para o nascimento de fios mais encorpados. Os remédios que tomo são super caros, gasto R$120,00 por mês por cada caixa de Innéov Nutri-care. Sim, eu tive excesso de queratina, e nessa época eu nem saí de casa, foi pura depressão e baixa auto-estima. Desejo a quantidade de cabelos que eu tinha antes de começar a usar escovas a base de formol. O excesso de queratina já foi cortado, adeus cabelo grande, adeus cabelo ruim! 

   Solução para quem não tem luzes, tem os cabelos virgens ou apenas pinta com coloração e oxigenada de 20vol, faça escova definitiva! Ela é mais cara e mais trabalhosa, mas pelo menos os seus cabelos não vão cair e nunca mais nascer! Marque um teste de escova definitiva com um bom profissional que vocês já tenham visto algum trabalho dele, converse sobre o Tioglicolato de Amônia e o seu tipo de cabelo.

   E daaaalhe tratamento! E não tô falando de tratamento de salão não, tô falando da boa hidratação que só você pode fazer com um produto super bom que você pode comprar e levar para a casa! É mil vezes melhor comprar um pote de hidratação e faze-la em casa do que confiar nos produtos do salão. Sem contar que em casa você vai caprichar mais na quantidade de produto, vai enluvar mais vezes, vai deixar agir mais tempo... e por aí vai! Isso tudo ajuda em uma escova mais bem feita no dia a dia!


   O óleo de argan tem sido muito bem aceito por quem quer domar os frizz e deixar os cabelos mais alinhados. Pesquisem sobre os produtos da Moroccanoill, são tudo de bom! E nada de assustar com preço, pois renderão muitas hidratações e vai ser só alegria! Isso eu posso garantir!   


Super beijos e juízo com seus cabelos e saúde,


Ligia Porcelaine.