terça-feira, 20 de março de 2012

DekapColor - Remova a tinta escura ou tons indesejados sem descolorir!



   DekapColor - Remova a tinta escura ou tons indesejados sem descolorir! 



   Uma boa dica para quem não quer ir ao salão fazer decapagens (descolorante + água oxigenada) para ter de volta a cor natural dos cabelos é o DekapColor da marca Yamá (não gosto de nada dessa marca, mas este produto realmente me chamou muito a atenção.).

   Vocês já devem ter visto em alguma prateleira ou ouvido falar. Este produto não contém amônia, água oxigenada e muito menos descolorante, mas limpa os pigmentos artificiais de colorações/tonalizações oxidativas que você deseja eliminar, (o cabelo virgem ou pigmentado de tonalizantes não oxidativos não altera a cor.).

 
 No caso de pessoas que tingiram os cabelos de vermelho e não querem pintar de preto para cobrir os vestígios da antiga cor, o DekapColor usado corretamente, limpa todo o pigmento da coloração vermelha, permitindo que a pessoa aplique a cor desejada nos fios. Até mesmo coloração clara pode ser aplicada caso a pessoa realmente tenha conseguido remover 100% dos pigmentos vermelhos ou todos os pigmentos de qualquer outra cor de pigmentos oxidativos, que são aqueles que necessitam que vc misture a oxigenada para tingir os cabelos, ou seja, não vale para remoção de pigmentos que não leva a mistura da água oxigenada (esses tonalizantes coloridos, tipo Jean's Color, Exotic Colors, Special Effects e etc.). Esses só saem mesmo com outros métodos, mas isso fica para outro post!


(Essa foto mostra como o meu cabelo reagiu com 6 sessões de DekapColor).

   Bom, para conseguir o resultado que eu consegui em menos de uma semana, você vai fazer o seguinte: 

1 - Aplicar o DekapColor nos cabelos secos. Pode espalhar com o pente, mas não seja miserável, passe a mesma quantidade por toda a extensão, nada de emplastar a raiz e deixar as pontas mais secas, pois as pontas são as mais necessitadas, pois a coloração se "impregna" mais nelas.

2 - Esperar o tempo de pausa que se pede na bula do produto e lavar com água morna, mais para quente e lavar com anti resíduos. O shampoo anti resíduos vai ajudar a eliminar pigmentos e o óleo do DekapColor (sem contar com o cheiro também (que por sinal é um esgotão! rs!)). Lave 2 ou 3 vezes até limpar bem e pode finalizar com qualquer condicionador, só para desembaraçar. 

3 - Seque os cabelos sem passar produto termo ativado ou qualquer leave in, espere o cabelo esfriar (pode jogar ar frio do próprio secador para acelerar o resfriamento após a secagem à quente), e no cabelo 100% seco e em temperatura normal, aplique o DekapColor novamente e repita isso mais 2 vezes no mesmo dia. (Foi assim que fiz, e não tive problema algum. Não ressecou, não quebrou, não houve incompatibilidade com nada. Foi só alegria!). 

4 - Espere 1 ou 2 dias e repita o procedimento, sempre aplicando o DekapColor nos cabelos 100% secos. Quando terminar as aplicações de DekapColor e estiver com a cor desejada(uma cor que dê para vc usar a próxima coloração sem as manchas aparecerem), ou não estiver mais fazendo efeito, faça uma reconstrução para dar uma recuperada nos cabelos. Depois de 3 dias, prossiga com as demais químicas que precisará para ajustar a cor dos seus cabelos. 

   Então é isso, sigam as regrinhas 1, 2, 3 e 4, que em uma semana (se o seu caso for parecido com o meu), já se sentirá livre da cor indesejada. Caso em 6 aplicações não surta o efeito desejado, pode continuar aplicando até que o DekapColor não faça mais efeito, sempre lembrando de seguir as regrinhas!


   Tem gente que respeita religiosamente a bula, aplicando 1 vez ou 2 por semana, mas se fizer isso, você só vai ficar livre dessa cor indesejada que está no seu cabelo depois de muito tempo. Eu sinceramente não tenho essa paciência e não acredito que tenha alguém com a coragem de sair por aí com o cabelo todo manchado por um longo tempo. Não dá para ser tão paciente assim, pelo menos eu não fui! Rs! Então fazendo como fiz, pode ser que em uma semana seu problema já esteja resolvido e você já esteja com a nova cor desejada de cabelo!

Pode acontecer sim de você ter sintomas de intoxicação, então façam sempre em lugar arejado, e se sentir algum mal estar, parem o procedimento, lavem bem os cabelos e suspenda o uso. Se o mal estar persistir, procure orientação médica. Depois que vc se recuperar, pense em outra solução para mudar a cor de seus cabelos.  ;)
    
   Há casos em que não se consegue remover todos os pigmentos, aí o jeito é descolorir algumas mechas com um bom pó descolorante e oxigenada de 20 volumes da mesma marca do descolorante e depois aplicar a tonalidade desejada. (Indico os descolorantes Platine Precision da L'oreal ou Igora da Shwarscopf). Há casos que não precisa de tanto, é só fazer um "soap cap", mais conhecido como "shampoozada", mas isso também vai ficar para outro post!


   Já para quem quer se ver livre dos cabelos tingidos há vários anos de preto, é um caso que necessita de mais paciência e mais DekapColor, porque o produto não faz mágica, e se aplicado várias vezes ao dia pode acabar causando uma intoxicação. No caso de quem tinge de preto há muitos anos, as pontas ficam saturadas de pigmento preto e o produto acaba não dando conta, então o jeito é cortar ou fazer aquele esqueminha de clareamento só de pontas (ombré hair) ou mechas com descolorante. Não dá para fazer milagres, infelizmente.


   Existe a caixinha com dois frasquinhos menores(120ml), para quem quer limpar pigmentos oxidativos mais recentes de tonalizantes oxidativos ou até mesmo para tinta que não tenha alterado tanto a cor, ele rende até 2 aplicações se não for muito cabelo. Para cabelos que precisam de mais aplicações, que nem o meu precisou, tem a caixinha maior que contém 400mll e rende de 4 à 6 aplicações (dependendo da quantidade, tamanho do cabelo e da saturação de pigmentos oxidativos.). Tem cabelos que vão precisar de mais de uma caixinha grande, mas aprenda primeiro a lidar com o produto utilizando a primeira caixinha para depois ver se outra caixa vai funcionar mesmo!   

Tem que ter paciência e um bom shampoo anti resíduos, pois o efeito da limpeza pode ser demorado e o produto não tem cheiro agradável (tem cheiro de esgoto!).  Aplique em local aberto e arejado, longe das crianças e animais de estimação! LEIAM A BULA ANTES DE USAR


   E sempre que usar o DekapColor, finalize as sessões com uma boa hidratação após lavar bem e tirar o "futum" de esgoto com shampoo anti resíduos! Se vai ser hidratação com queratina ou não, você é quem decide (não se esqueça de dar uma olhada no post sobre Excesso de Queratina)!


   Melhor ter paciência e manter o cabelo bem tratado e do tamanho que está, do que sair desesperada querendo o cabelo de outra cor da noite para o dia e ter que acabar cortando ou tendo corte químico (quebra dos fios) por causa das descolorações decorrentes.


   Eu sei que muita gente ainda vai continuar com dúvidas sobre o produto, não é possível  esclarecer tudo sobre o assunto em apenas um post. 


 Ah! Mais uma coisa super importante: OS CABELEIREIROS FALAM MAL DO DEKAPCOLOR, POIS PARA ELES NÃO COMPENSA APLICAR UM PRODUTO QUE SÓ FAZ EFEITO A LONGO PRAZO, AÍ ELES FALAM QUE A DECAPAGEM É MUITO MELHOR, O QUE É PURA MENTIRA. O DekapColor é um produto para ser usado em casa mesmo, é um produto "bobo" de aplicar e pode demorar a surtir efeito! 


   Espero que a informação tenha sido útil para quem tem paciência e pretende mudar a cor dos cabelos sem agredi-los com descolorante e gastarem absurdos para um cabeleireiro acabar de vez com seus cabelos! 

   Qualquer dúvida, só perguntar! 


   Super beijos,
   Ligia Porcelaine.