terça-feira, 13 de março de 2012

PROGRESSIVA X DEFINITIVA

Cuidado com o nome que os salões inventam   encarecerem ou ficarem mais práticos os procedimentos





   Oi pessoal! 

   Essa vai para quem faz escova definitiva ou progressiva correndo os riscos de trocarem de salão e serem enganados. 

   Muita gente, depois de ver que o formol não só faz milagre, mas que também faz mal à saúde podendo causar câncer, calvície de tanto que caem os cabelos ao longo do tempo, sérias alergias e o excesso de queratina (já escrevi sobre o excesso de queratina, vide o post Excesso de Queratina para relembrar.), acabaram aderindo a "antiga" técnica chamada Escova Definitiva, que não leva formol.


   A Escova Definitiva é à base de Tioglicolato de Amônia, e até agora, a original é essa, onde se passa o creme de Tioglicolato de Amônia (aquele que tem um cheirinho ruim), aguarda o tempo de pausa, enxágua com água morna (mais para quente para retirar bem o produto), é borrifado um spray de proteínas e em seguida faz-se escova e chapinha em mechas bem finas para não correr riscos de ficar um trabalho mal feito. Neutraliza-se o cabelo chapado durante a pausa que se pede para o produto que a pessoa está usando, enxágua e em seguida é sempre bom finalizar um uma hidratação e escova para estabilizar o pH dos cabelos com ele bem alinhado nas tal da pausa dos 3 dias (é o tempo que leva para o cabelo estabilizar). 

   Os únicos produtos que realmente são profissionais e que são para este fim, são: Opti smooth care da Matrix (bisnaga azul), X-Tenso da L'oreal e o Wellastrat da Wella, todos profissionais. Foras estes, eu não tentaria outro produto. 
   
   O procedimento é demorado, podendo chegar até 6hs de trabalho sem pausa, mas isso vai depender da quantidade, tipo e tamanho do cabelo da pessoa, por isso o procedimento costuma ser caro, pois é muito trabalhoso. 


   A definitiva é isso aí que expliquei, nada de formol, é à base de relaxamento (Tioglicolato de Amônia) e muitas vezes não é indicado para cabelos com mechas por causa da incompatibilidade de químicas

   Quem tem luzes tem que ter muita cautela antes de decidir fazer um alisamento que vai acabar resultando em insatisfação, pois os cabelos descoloridos costumam emborrachar e ficam como palha, muito difíceis de tratar. Então, se for assim, melhor se matar na escova e chapinha do que gastar horrores com algo que só vai piorar a situação! 
   
   Pessoalmente não recomendo nem os alisamentos mais "lights" que dizem que foram formulados para quem tem mechas e etc, nunca vi um resultado bom (só uma amiga que mora looonge, que usa alisamento à base de monoetanolamina (ela faz o mesmo procedimento da definitiva) e faz as mechas lindas dela com um bom pó descolorante com ox de 10vol). Para alguns, funciona e não da a maldita incompatibilidade, mas a maioria fica terrível. Tem que fazer os testes de mechas antes para tomar essa decisão e tem que tem dinheiro para manter o cabelo bem tratado e sem perigo de quebrar.


   Existem salões que estão chamando relaxamento seguido de progressiva de "Selagem" ou de Escova Definitiva ou até de Escova Progressiva, coisa do tipo. Eles primeiro usam um produto muito baratinho à base de Hidróxido de Sódio, e em seguida fazem uma progressiva com formol. O Hidróxido de Sódio é uma base muito forte de relaxamento que age muito rapidamente, então eles falam que é um creminho que tem que passar antes da progressiva e em 5 minutos já enxáguam. É só terminar de passar super rápido e lavar. O cabelo fica muito liso, bem espichado, e até mesmo cabelos que antes era brilhantes e ondulados, ficam com cara de cabelos crespos que foram alisados descaradamente. Não fica nada natural esse procedimento, sem contar que com o passar do tempo, a progressiva vai saindo e fica somente o alisamento de Hidróxido de Sódio, ninguém aguenta fica com o cabelo daquele jeito, daí corre para o salão, retocam a raiz do cliente com o "creminho" e repetem todo o procedimento de Escova Progressiva com formol no cabelo todo. 

   Nisso, o cabelo já está dependente das progressivas e em breve estará saturado de queratina, pois toda progressiva é cheia de queratina e proteínas. Aí vem toda a dor de cabeça do Excesso de Queratina (vide o post Excesso de Queratina).

   Aí você lê o post sobre excesso de queratina e vê se é isso que você deseja para os seus cabelos! rs! Só TESOURA resolve! Fiquem espertas com isso, pois a modinha de que a queratina só faz bem, já se foi há tempos! E tudo em demasia acaba fazendo mal. 


   Aí tem também o procedimento da Escova Progressiva sozinha, que é à base de formol. O cabeleireiro sem perguntar nada sobre o seu cabelo, já vai lavando seus cabelos com um shampoo anti resíduos, seca um pouco e passa o produto riquíssimo em queratina ultra pesada e formol. Em seguida, sem enxaguar, faz escova e chapinha, e diz para você lavar depois de 3 dias (haja dor de cabeça). 

   Cabelo virgem não pode fazer, pois como os cabelos estão com a queratina praticamente intacta, não surtirá efeito de cabelo mais alinhado, e talvez já de primeira, o cabelo sature de queratina. Já os cabelos cheios de químicas que já estão acostumados com a Escova Progressiva ou Escova Inteligente (são a mesma coisa, só muda o tempo que você vai ficar com o produto nos cabelos), essa beleza toda do seu cabelo um dia vai virar um bololô por causa do danado do excesso de queratina, e você vai passar a ter pouco cabelo, pois a progressiva faz cair muito cabelo todos os dias, isso ninguém pode negar, é fora do normal!


   Então pessoal, a moral da história é que vocês devem ser curiosas e perguntarem o que vão passar nos seus cabelos, pois a tal da escova que fazem com base de Hidróxido de Sódio, dá incompatibilidade com a Escova Definitiva que na verdade é feita com outra base, e o cabelo se parte todo, aí o jeito é chorar! 

   Pensem direitinho se vocês acham mesmo que as escovas com formol são mais vantajosas do que a escova definitiva, pois nesse caso, o barato sai caro de verdade. Melhor fazer o procedimento de Escova Definitiva e retocar de 6 em 6 meses sem ter que usar nada de formol ou queratina.   


   Super beijos,
   Ligia Porcelaine.

22 comentários:

  1. Adorei o Post! Desde os 13 anos aliso meu cabelo, e acho que já usei TODOS os produtos que você citou... De todos eles o que mais acabou com meu cabelo foi a guanidina. Ressecou horrores e até hoje a parte em que o produto foi usado está maltratada. De +ou- 2 anos pra cá tenho feito a definitiva com Tioglicolato e estou gostando!

    ResponderExcluir
  2. A guanidina pode não ter cheiro, mas o estrago que faz nos cabelos é muito brusco perto da amônia. Mas até que o relaxamento de guanidina da Reláxima (Matrix) contém bastante óleo de manga, aí protege a estrutura capilar, assim não fica ruim. Ele é bom para quem já usa a guanidina mas procura por uma marca melhor.
    Fora isso, só recomendo amônia mesmo para casos que não sejam de cabelos crespos indomáveis!
    A amônia é ótima, apesar do cheirinho danaaaado! rs!

    Bjus e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô sentindo que essa amiga que usa monoetalonamina e faz mechas sou eu! rsrsrsrs

    Definitiva é muito melhor que progressiva, e não sai conforme lavamos.

    Outra dica perfeita.

    Meu cabelo agradece.

    ResponderExcluir
  4. Sim Julianaaa! Hahaha! É o seu cabelo sim!!!

    Obrigada por participar!!!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi tenho um cabelo de um garoto pra fazer retoque de raíz de definitiva,mas gostaria de saber qual tioglicolato e qual spray de proteína comprar?
    Obrigada!!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      No caso da escova definitiva da Matrix, o tioglicolato é da linha Opti (fracos, normais e resistentes, escolha o que for de acordo com o cabelo do cliente), e o spray de proteínas é da mesma linha.
      Do X-Tenso eu não me lembro se tem o passo de aplicar a proteína durante do procedimento, mas é uma ótima opção de escova definitiva! Use o neutralizante SEMPRE da mesma linha da base de tioglicolato, jamais use de outra marca, pois pode dar incompatibilidade por causa da diferença do pH de cada neutralizante.

      Beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  6. Ligia qual a melhor, matrix ou x-tenso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... ambas são boas, tudo depende do profissional que está fazendo o procedimento, pois tem que deixar o tempo certinho, ir fazendo o teste do nozinho, e na hora de chapar, tem que chamar na direção dos fios, se não quebra tudo depois que neutraliza. Se neutralizar de menos, o cabelo quebra, se neutralizar tempo demais, o cabelo emborracha e depois começa a quebrar.
      Eu ouço mais reclamações e problemas com o X-Tenso, já a da Matrix é raridade, parece que ela é mais prática e a neutralização é mais rápida.

      Excluir
  7. sempre fiz com matrix, precisei mudar de profissional e fizeram com x-tensomas a raiz ficou dura, voltei no salao neutralizaram de novo e hidrataram, melhorou mas nao resolveu, estou com muito medo do cabelo partir, o que faço? me aconselharam usar mascara absolute da loreal, mas nao a conheco, você pode dar uma sugestao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte... volta no antigo profissional que trabalha com Matrix e pergunta a opinião dele, mas para arrumar esses problemas de químicas que passam do tempo e dão algo assim, a solução é fazer uma progressiva para realinhar esses fios que se desorganizaram e ir cuidando com bons produtos, pode usar a linha ForteThèrapie da Matrix, é ótima para fortalecer fios enfraquecidos. Eu particularmente não me dou bem com os tratamentos da L'oreal, principalmente com Absolut Repair, deixou meu cabelo super embolado, acho que é por causa da alta concentração de proteínas. Não recomendo.
      Qualquer dúvida, pode voltar que eu tiro suas dúvidas, eu trabalho com Matrix e vendo tbm, L'oreal eu preferi não vende pq eu realmente não gosto.

      Beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  8. Ligia, nao conseguir localizar o meu antigo cabelereiro, estou muito aflita pois a razi toda na frente e topo da cabeça está assim durinha, parece que dobrou o cabelo do lado errado nao sei, o que faço? vou ficar careca? :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte, volta lá no salão que fizeram esse retoque que deu errado, e diz que está com medo de lavar os cabelo em casa, que eles estão estranho e que vc acha que acha que o profissional fez algo errado e que vc quer o seu cabelo na cabeça, que é para eles se virarem, até pq vc pagou pelo serviço, e pagou caro ainda. Eles tem a obrigação de sanar o problema, se não vc pode fazer um BO (boletim de ocorrência) contra eles, pois lhe prejudicaram. Eles vão ter que tomar alguma atitude, e não pague nada que cobrarem nesse salão, pq eles tem que arrumar isso e te dar vários tratamentos até o problema sanar.
      Faz isso, não fica se desesperando em casa tentando achar solução não, pq isso aí eles lá do salão que tem que se virar para arrumar.

      Beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  9. boa noite,
    gostaria de saber se produto da matriz tem um cheiro muito forte igual o xtenso.Adorei a post.desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim meu bem, todas as escovas definitivas tem esse cheirinho característico. E é melhor não fugir desse cheiro, se não irão trocar a química e dará incompatibilidade. Use comente X-Tenso, Matrix ou Wellastrat, são as melhores.

      Abraços e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  10. posso neutralizar o cabelo sem enxaguar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tem que enxaguar o tioglicolato antes de passar o neutralizante, se não o cabelo não vai neutralizar.

      Abraços,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  11. Olá! eu tenho o cabelo cacheado, clareio e faço mechas :0 e uso Revitalle capeli que é uma escova definitiva de "um primo do tioglicolato" segundo minha cabelereira, bom o alisamento é ótimo, fica com aspecto natural, com brilho, o meu grande problema sempre foram as pontas do cabelo, qlq alisante, escova, progressiva o que for, deixa as pontas com cara de alisadas... e eu cuido, muuuito com produtos bons como Kerasase e Joico... mas é dificil encontrar um alisante ideal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq não tenta o X-Tenso da L'oreal? Se é realmente um primo do tioglicolato, não haverá incompatibilidade caso pegue na parte onde já tem química.

      Cabelo é assim mesmo... a gente tem que ir testando vários produtos até achar um que se encaixe melhor no nosso desejo capilar! rs!

      Beijo grande,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  12. Oi... Q bom encontrar esse post. Ha 6 meses fiz uma definitiva com x tenso. Nao gostei mto...minha franja quebrou mto e recentemente uma mecha quebrou quase no tronco... Nao usei nenhuma outra quimica e nao queria retocar com x tenso. E possivel usar outro produto q nao seja definitiva para retocar? O cabelo ta crescendo como natural e fica a raiz mais armadinha. P.s. Meu cabelo e cacheado, mas nao mto. Mto obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou do post!
      Então... se o seu cabelo era virgem, pode ser que não tenham feito o procedimento corretamente em seus cabelos, pois o X Tenso é um dos melhores alisamentos definitivos que existem. Geralmente esses alisamento tem forças diferentes, que nem o da Matrix, o de força 1 é para cabelos sensíveis e frágeis, o dois é para cabelos naturais a normais, e 3 é a mais forte, para cabelos resistentes e difíceis. Talvez tenham usado a força errada no seu cabelo ou talvez tenham deixado o neutralizante por pouco tempo ou por muito tempo.

      Eu sinceramente vejo resultados maravilhosos de cabelos alisados com o X Tenso, ficam parecendo lisos naturais, cheios de brilho, a não ser que tenham mecha, coloração ou se já teve outra química antes, aí não fica tão bonito quanto fica em cabelos virgens.
      Enfim... não conhece outro lugar que também trabalha com o X Tenso? Assim vc troca de profissional, as vezes esse que fez não conseguiu dominar bem seu cabelo.

      Mas existem os alisamento da Wellastrat e da Matrix que são compatíveis e vc pode usar na sua raiz se estiver preocupada com o X Tenso.

      Se o seu cabelo era virgem, garanto que não foi culpa do X Tenso, foi culpa do profissional que não soube qual força usar, pode ter deixado tempo demais, pode ter neutralizado por pouco tempo ou por muito tempo... e por aí vai. Aí não tem como não quebrar, sem contar com os tratamentos que devem ser feitos em casa após o procedimento que é muito agressivo. O profissional deve explicar quais produtos são adequados, quantas hidratações devem ser feitas (em casa mesmo) e por aí vai. Vc tem cuidado de seus cabelos? Quais produtos e marcas vc usa?

      Beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  13. Olá!

    Usava um alisamento a base de hidróxido e agora (cerca de 01 ano e 4 meses) modifiquei para o x-tenso da l'oreal. Várias amigas usam e tem um resultado maravilhoso, cabelos bem naturais, mas no meu caso, o cabelo não fica 100%. A raíz não está ficando lisa, ela continua alta, como se eu tivesse feito um procedimento que não o alisamento (nota: meu cabelo nao quebrou, nao caiu e está bem bonito, mas não está liso, preciso usar secador e chapinha para abaixar a raíz). Pensei em mudar de profissional, uma vez que conversando entre amigas, descobri que o procedimento que é feito em mim, é bem diferente do procedimento real. Conheci um profissional que usa produtos da matrix e fiquei animada. Será que o problema é realmente do profissional? Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha... hidróxido é completamente incompatível com amônia! A parte do seu cabelo que está partindo ou está muito ruim, vc deve corta-la, pois as químicas deram incompatibilidade e esse abelo NUNCA vai se recuperar. Corte o máximo que puder.

      Já a questão da raiz, talvez o profissional que tenha errado mesmo na força do X-Tenso ou deixou pouco tempo caso ele tenha usado o mais forte, que acho que é o mais indicado para o seu caso, pois seu cabelo parece ter resistido ao que ele usou.

      Volta lá nele, bate um papo, diz que não ficou uma escova definitiva lisa como deveria ser que nem das suas amigas e pergunta qual força ele usou, e se daria para ele fazer o próximo retoque com um X-Tenso mais forte.

      Beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir

Sugestões, dúvidas, críticas e elogios serão muito bem vindos!
Comentários ofensivos serão deletados.
Para comentar aqui, não é necessário ser seguidor do blog, mas é necessário logar em sua conta (email) do Google.
Para seguir o blog, é só clicar em SEGUIR ali do lado direito onde tem fotinhas pequenas de pessoas lindas que já seguem, e participar!

Sejam bem vindos!