terça-feira, 6 de março de 2012

PERIGO - EXCESSO DE QUERATINA


PERIGO - EXCESSO DE QUERATINA

(Choro com essas fotos! rs!)



   Este post é especialmente para quem faz escova progressiva e sempre procura por tratamentos a base de queratina, como por exemplo, a cauterização, choque de queratina, selagem e etc. 

   Hoje vou escrever sobre o excesso dessa proteína que é a responsável pela estrutura capilar, a queratina.



   Muitas meninas hoje em dia, fazem escova progressiva para dar um aspecto de cabelo bem tratado e mais alinhado. Até aí tudo bem! O problema, é que muitas dessas, ouvem dizer que para melhor fixação e duração da escova nos fios, devem ser feitas sessões de cauterização nos intervalos entre uma progressiva e outra. Na verdade isso é um PERIGO! Cuidado com a queratina nesses casos, pois as escovas progressivas são riquíssimas em queratina e já valem por uma cauterização bem potente, por isso não são necessários tratamentos que incluam a queratina em sua fórmula até a reaplicação da escova progressiva (3 meses ou mais).

   O excesso de queratina primeiro deixa os cabelos enrijecidos, chega a ser impossível desembolar os cabelos quando molhados, os fios só ficam domados após uma escova muito bem feitinha, e quem sabe até mesmo chapinha, e mesmo assim não fica bom. 



   Depois de um tempo sem usar produtos sem queratina, cortando e tratando, os fios começam a afinar, ficando elásticos e quebradiços quando molhados. Solução não existe (a não ser a tesoura), mas tem como prevenir sempre pesquisando sobre o produtos que serão aplicados em seus cabelos, seja em casa ou no salão! E dalhe VITAMINA T (TESOURA)!!! 

   Portando, muito cuidado com a queratina, ela não é essa maravilha toda que muitos dizem por aí. Tem que saber usar, e nem todos os profissionais sabem dos perigos!



  Cuidado com as modinhas! 

   Melhor prevenir e pesquisar antes que seja tarde demais e não dê para remediar! 



   Super beijos,
   Ligia Porcelaine

52 comentários:

  1. Oi Ligia, bom vc ter falado do assunto... tô com uma dúvida. Os shampoos e condicionadores com queratina (tipo moroccanoil) podem ser usados todos os dias? Pq as máscaras eu sei q nem pensar né!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, então... eu gosto de usar o mesmo shampoo em 3 lavagens, depois reveso com algum outro que não contenha queratina e outras proteínas. Mas não creio que a concentração seja tão alta assim a ponto de causar problemas não, já as máscaras, principalmente as reconstrutoras, aí sim fica complicado! rs!
    Mas se a pessoa já está com o tal do excesso, nada de shampoo, nada de condicionador e nada de máscara e muito menos cauterização e progressiva, se não só vai piorando a situação!
    No seu caso, não há com o que se preocupar!

    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O meu cabelo esta com queda e agora começou a quebra também
    preciso urgente de uma dica de produto p acabar com a queda e quebra do meu cabelo ele esta ficando ralo me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cycy!

      Primeiro me diga tudo o que vc fez no seu cabelo para que essa tragédia acontecesse. Vou tentar te ajudar!

      Não se desespere!!!

      Super beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. Excesso quimicos: selagem, tintura, alisamento com 3 dias e eles estão emborrachados , quebrando, cortando muito, usei muito queratina piorou

      Excluir
    3. Olá!
      Solução acho que vc já deve ter percebido que não tem, né!?
      Não use mais nada de química e passe a usar somente produtos nutritivos ricos em óleos (argan, macadâmia, açaí...). Corte o máximo de cabelo que o cabeleireiro puder cortar, pq o seu cabelo não vai melhorar, é irreversível o excesso de queratina.

      Não use mais nada que contenha aminoácidos e proteínas, fique atenta à composição de cada produto que vc usa e se puder, compre o Reconstrutor Midollo di Bamboo da Alfaparf, é o PRO-CONCENTRATE, um pote com 500g verde. É um potente reconstrutor que não contém queratina e outras coisas que possam dar excessos. Ajuda MUITO!

      Para domar, nada de progressiva mais, só depois que cortar todo esse cabelo que está com excesso, se não só piora! Vai domar só em casa mesmo com secador e escova, chapinha fica super difícil de passar.

      Qualquer dúvida, volte a me procurar.

      Boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  4. ola,Ligia meu cabelo esta um horror esta aparecendo uma manchinha na estrutura do fio e bem nessa mancha o cabelo se parte deixando-o com duas pontas,me ajude o que faço? como solucionar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lenne!

      Não tem como fazer essa parte quebradiça voltar a ser saudável como um fio normal que nem antes, tem que cortar acima dessa parte e cuidar para que não aconteça novamente.

      Beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  5. Ligia ,deixa eu te explicar o q aconteceu cmg.. Sábado passado usei queratina liquida no meu cabelo,eu coloquei na mascara de hidratar,deixei 15 minutos,e depois tirei... Meu cabelo ficou lindo ,bem hidratado,nao ficou oleoso nem pesado,ae na segunda(e n agüento ficar tanto tempo em lavar) eu lavei passei shampoo e condicionador habitual,ae na terca denoite tava com calor(moro no nordeste rsrs..)ae dali molhar os cabelos de novo... Passei um pouco de shampoo condicionador ,ae meu caelo ficou quarta o dia todo oleoso,quando fui joje lavei. Ver se saia a oleosidade ,mas n saiu .,, o q eu faco? Socorro... Sera se foi a queratina ? Amor ,me ajuda ! Bjoo,Nicole!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá comprar um shampoo anti resíduos e lavar os cabelos como se não houvesse amanhã! A oleosidade pode ter acontecido por ter óleo mineral, parafina ou algo do tipo em muita quantidade nessa queratina que vc usou... vc conhece a marca?

      Só se estiver embolando que é excesso de queratina, mas como está somente oleoso, dalhe shampoo anti resíduos que isso aí vai sair! Fique tranquila! Lave com água morna várias vezes, e só para desembaraçar após as várias lavagens com o anti resíduos, vc vai e aplica condicionador para amolecer, mas não passe na raiz!

      Volte para contar se deu certo!

      Beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. Na verdade, Ligia, um cabelo que está embolando, está elástico e o que ele mais precisa é de queratina. Excesso de queratina sai normalmente com as lavagens e as progressivas cheias de queratina eram aquelas do ínicio, as de hoje em dia, sem formol, quase não contém queratina alguma e depois de 15 dias o cabelo já precisa de algum tipo de reconstrução.

      Excluir
  6. Há mais uma coisinha ... Posso fazer inteligente no fim do mes? Se o meu caso for exesso de queratina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for excesso de queratina, não deve fazer mais nenhum tipo de escova que leve proteínas, aminoácidos e o danado do formol. E mesmo que não seja excesso de queratina, um dia vai dar e vc vai ter que cortar MUITO curto o seu cabelo, e ele vai ficar MUITO ruim.

      Vê aí depois das lavagens se o seu cabelo está embolando muito quando molha... se embolar, é pq deu excesso. Aí é tesoura e paciência.

      Boa sorte,
      Ligia porcelaine.

      Excluir
  7. Minha lindaaaaaa muito obrigada por vc ser sempre paciente e atenciosa ... Vc ja me salvou varias vezes .... Vou fazr o q vc disse,depois volto aqui p te contar..
    E muito bom ter uma pessoa p recorrer nessas minhas louucuras com meu cabelo,eu nao paro quieta com ele... Mas se eu sair dessa sem ter que corta o bixim,nunca mais vou mexer nele.. Kk ,bjoo !Nicole

    ResponderExcluir
  8. HÁ ... A queratina foi da keramax...e ligia,meu cabelo n ta embolando muuito nao,ta só embaracando um pouco com facilidade ,ele ta mesmo e oleoso,pesado.. Ja lavei 2 vzs hoje e nada.. Meu cabelo nunca tinha ficado assim ! Meu cabelo nem oleoso era... Pelo contrário ,ele e seco! Obrigada mais uma vez!! nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk!!! Volte sim, espero ansiosa!!!

      Beijo grande e até mais,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  9. Ligia e a Nicole...bem ,deixa eu te contar os babados... Rsrs.. Na sexta feira assim que aordei fui atras do shampoo anti residuos ,mas como era feriado n encontrei nenhuma loja que vende cosméticos aberta,na verdade encontrei só uma farmácia mas lá tinha acabado os anti resíduos ... Dai eu fiquei louca ,porq n queria ficar com aquela marmota no meu cabelo (tava extremamente oleoso) rsrs,..dai fui no meu salão,q também tava fechado porcausa do bendito feriado.. Dai eu fiquei louca,sai ligado pra minhas amigas p saber se alguma tinha.....dai uma amiga me emprestou um que ela usa,que e bem baratinho mas ela disse q já usa a muito tempo e adora o nome e biorene ,ele custa 7$ por ai..eu adorei também ..contudo ,deu tudo certo lavei na sexta e ainda hoje(domingo) meu cabelo ta ótimo.. Saiu a oleosidade,espero q n volte...e isso minha liindaa,mais ima vez obrigada por vc ser tao gentil e atenciosa.... Sou tua fã :D rsrs..... Eu n tenho blog p te seguir,mas venho aqui sempre.. Super beijo ! Se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!!

      Que bom que deu tudo certo!!! rs!

      Beijocas,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  10. Ligia,
    eu fiz progressiva há um mês, porém meu cabelo está ressecado (sempre antes de fazer, eu faço luzes uma semana antes).Tenho aqui comigo, uma queratina líquida, e gostaria de saber se posso usar, para ajudar os fios.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todo mundo que faz progressiva, o recomendado é evitar produtos que contenham queratina. Procure hidratantes de marcas melhores, com óleo de argan, macadâmia e etc... mas fuja da queratina!

      Beijo grande e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. Se ela com cabelo descolorido, não fizer reconstrução, vai ficar careca

      Excluir
    3. A primeira coisa que se deve faezr após uma descoloração, é devolver a camada lipídica dos cabelos, ou seja, hidratação.

      Vá estudar um tiquinho e fazer um blog para você já que tem tanto conhecimento!

      Abraços,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  11. Ligia é a Jane,preciso de ajuda,bom estou usando shampo e condicionador de queratina da Amend(dryhair defrizante),tb uso shampo a base de oleos e shampo repositor de massa,faço hidrataçoes com vitamina A,silicone e manteiga de karite,faço tb hidrataçao a base com varios oleos inclusive o extra virgem,tb faço outra com leite integral e açucar refinado e bepantol e creme,uso tb esse kit pronto da salon line de cauterizaçao,tb tenho ampolas da elsevem e tresseme de açao rapida mesmo assim acho que o meu cabelo nao esta legal,ressecada pontas horrivéis fino ou grosso sei la como ta,ja cortei mas as pontas não melhoram, será que estou exagerando na hidratações, faço alguma coisa no cabelo dia sim dia não,mas gosto muito de pintar ocabelo cada 15 dias passo tonalizante de cor diferente será que é isso, acho que não sei intercalar entre shampos e hidratações,por favor me ajude.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane!

      EU já fiz um post aqui pelo blog falando dessas misturas caseiras que de nada servem, só fazem lambança e deixam um cheiro ruim dependendo do que usar. Cada coisa em seu lugar, e o que é de cozinha, que fique por lá, nada de misturinha para passar nos cabelos. Blz?

      Segundo... talvez vc esteja usando muita queratina, Vc leu o post sobre o excesso?

      Vitamina A não surte efeito algum nos fios, ela serve para o couro cabeludo, mesmo assim os cosméticos para o couro cabeludo já vem com a vitamina A na composição, não tem que adicionar nada de ampola comprada e etc. Deixe essa ampola de vitamina A de lado, pq ela não vai fazer efeito algum no seu cabelo. O Bepantol faz efeito sim, já tá mais do que provado, mas se não usar um bom creme de hidratação e não fazer manutenção direitinho com bons shampoos e condicionadores, nada vai fazer efeito.
      Tresemme é péssimo, dá isso para a faxineira, é sério! Nem tenho nada mais para falar dessa marca, só sei que é para vc não usar mais isso!
      As ampolas da Elsève não são lá grandes coisas, mas pelo que vc citou, é o melhor que vc tem aí.

      Cuidado com misturinhas, vc tem que ter produtos bons de verdade que não tenha que misturar nada, pq vc está fazendo muitos tratamentos e não está vendo efeito, e com bons produtos vc só tem que tratar uma vez na semana, não tem que ser escrava do cabelo de 2 em dois dias, se não o cabelo satura!

      Queratina é só para cabelos MUITO danificados por causa de químicas de alisamentos fortes, descolorações, tintas muito fortes tbm... mas no seu caso, vc só usa tonalizante, não tem que ficar usando queratina! Guarde esse kit para emergências de cabelos partindo! Pare de usar isso rápido!

      Vc vai procurar um bom shampoo anti resíduos, pode ser até mesmo o da Amend (ele limpa bem) e vai parar de usar produtos com queratina e vai comprar a linha de Mandioca da Haskell e o óleo de argan da mesma marca para passar depois de lavar. Isso já vai dar um descanso para o seu cabelo.

      Logo após lavar 2 o 3x com o anti resíduos, vc vai e usar a máscara e mandioca da Haskell, já vai sentir uma boa diferença na maciez e emoliência que ela dá, muito diferente da queratina, que deixa o cabelo endurecido e encrespado.

      Depois volte para me contar, e não deixe as moças da loja te empurrarem outros cosméticos, pq é disso aí que eu falei que vc precisa!

      Beijo grande e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. obrigada querida vou seguir o seu conselho, sobre o tonalizante estou usando agora mas sempre usei tintura e se não gosto da cor pinto logo em seguida, antes eu estava loira e passei o desamarelador e esqueci no cabelo por 1hora e meia meu cabelo emborrachou e começou a quebrar,isto faz uns 2 meses,neste momento ele diminuiu a queda mas os aspecto ainda não está legal,pois a parte debaixo do cabelo está bom mas a parte de cima esta esticada como se estivesse feito um alisamento,porisso estava usando a queratina, mas como disse vou dar um descanso no cabelo e vou fazer o que me endicou, beijos.jane

      Excluir
    3. Poxa... cuidado aí com as modas! Decida logo uma cor de cabelo e pare de tonalizar tanto, se não não há cabelo que aguente!
      Qual o seu tipo de cabelo e seu tom de pele?

      Se quiser me mostrar seu cabelo, pode me mandar uma foto para ligiaporcelaine@gmail.com que eu te digo que cor lhe cairá melhor!


      Beijo grande e juízo!!!
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  12. Oi Ligia!

    Tenho luzes no cabelo e faço progressiva, porém meu cabelo é mega ressecado!Qual o creme mais power hidratante que tu conhece para me indicar?Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs! Mais power hidratante é o CPR da Senscience! rs! Mas é carérrimo! Mas para usar como máscara em casa para reconstrução, tem a Moroccanoil da tampa laranja ou a Inner Restore da Senscience ou o Midollo di Bamboo da Alfaparf (esse deixa o cabelo um pouco durinho até a próxima lavagem, mas vale muito a pena).

      Beijos e até mais,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. mas vc sabe, né, que CPR e e Midollo di Bamboo tem queratina? rs...
      * Estuda e depois edita esse post correndo.

      Excluir
  13. Olá Ligia, tudo bem?
    Bom queria te contar um pouco do meu drama....
    Faço a escova x-tenso desde os 16 anos, atualmente tenho 22.
    Meu cabelo nunca foi cacheado e sim ondulado e com volume, e eu sempre amei o resultado da x-tenso. Por ter a raiz lisa dava um intervalo de certa de 8 a 9 meses entre cada aplicação. Minha ultima aplicação foi em Março desse ano e eu já estava com alguns problemas emocionais, depois da escova meu cabelo começou a cair muito, muito mesmo.
    Sempre tive muito cabelo então no começo não me importei, mas depois de 3 meses, meu cabelo ficou pela metade e comecei a me preocupar. A cabeleireira me disse para usar a mascara da x-tenso e o shampoo em todas as lavagens e foi o que eu fiz.
    Quando notei a queda comecei a procurar as causas na internet, e fiz todos os exames com a ginecologista primeiro, e está tudo ok. Aí vim a descobrir que a mascara da x-tenso tem queratina, fiquei muito brava, pq meu cabelo além de estar caindo está com aspecto opaco e com pontas quadruplas.
    Comecei a fazer hidratações em casa mesmo, com produtos sem queratina, e comecei a tomar pill food. Houve uma pequena melhora, mas a queda ainda continua. Por causa das festas de fim de ano e como já fazem 9 meses desde a ultima vez que fiz a x-tenso, marquei uma nova aplicação, mas me bateu um medo...e se eu ficar careca?
    Daí finalmente fui em uma dermatologista e ela me proibiu de fazer qualquer química no cabelo. Vou começar o tratamento que ela me receitou e dalhe hidratação. Você tem alguma mascara boa para isso?
    Queria meu cabelo de volta =/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu bem, se um produto tem ou não queratina, isso não significa que ele só piora os cabelos, cada caso é um caso! Como você fazia o X-Tenso, o seu caso não é de correr de queratina, mas sim de precisar usa-la. A cabeleireira não agiu de má fé com você, pode voltar a usar a linha que ela disse para vc usar que não há problema algum. Já se fosse um monte de progressivas e cauterizações em seus cabelos, aí sim vc poderia ficar nervosa e isolar a queratina da sua vida, pq as progressivas tem uma grande carga de queratina, e como são feitas várias vezes, acaba dando excesso. Já a definitiva não leva nada de queratina, e os tratamentos para cabelos que levam essa química não só podem como devem conter queratina.

      Qualquer dermatologista que vc for, vai te proibir de fazer químicas nos cabelos, e já passou tanto tempo que sinceramente eu lhe diria para voltar a fazer se o seu cabelo cresceu normalmente, sem falhas.

      Máscara boa? Pode usar a que lhe foi recomendada que tem queratina, não tem problema algum, isso aí deve ter sido problema com a neutralização na hora de finalizar o X-Tenso.

      Fora isso, recomendo as máscaras de tratamento Moroccanoil Restorative, CPR da Senscience que é um tratamento inovador maravilhoso, a máscara Inner Restore da Senscience para manter, a Moisture Recover da Joico e a Matrix Opiti.care da linha azul.
      Fora isso, um bom óleo de argan sempre vai bem, pode ser da Moroccanoil, da INOAR ou algum outro de boa marca que vc gostar.

      beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  14. Ola adorei as dicas, mas tenho uma perguntinha. Gostaria de saber como posso tirar o volume da raiz dos meus cabelos sem fazer mais progressiva? Faço progressiva a mais de 4 anos e gostaria de parar, porem minha raiz esta alta e com pequenas ondulações, pois ja esta na época de fazer. Também faço luzes só pra dar uma iluminada, gosto dele baixo e sem volume principalmente na raiz, seco apenas com o secador e não passo a chapinha, por medo de quebra-lo. Tem alguma dica pra mim, por favor, ou só mesmo a quimica pode dar esse resultado que quero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!!!

      Olha... se vc quer mesmo parar com as progressiva e nem tentar as sem formol, vai ter que fazer escova e chapinha em casa mesmo com bons protetores térmicos para não danificar seus fios. Procure protetores térmicos da Yenzah, tem de argan, de macadâmia e etc, todas que usam falam muito bem deles.

      Beijos e qualquer outra dúvida, só perguntar!

      Ligia Porcelaine

      Excluir
  15. Oi, Ligia! Te mandei umas dúvidas sobre isso no seu e-mail!

    ResponderExcluir
  16. Olá Ligia,adorei seu blog muito esclarecedor!
    Agora serei assidua...rs
    Fiz luzes e uma semana depois fiz EP com formol, meu cabelo SEMPRE FOI Muito FINO, e agora não sei se deu excesso ou se é falta ,meu cabelo está embolando/embaraçando demais do meio pras pontas lembrando que já não estou utilizando nada com queratina pois estou com medo.Tem como vc me sugerir alguns produtos que eu possa usar devido a esse problema? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mell!

      Além dessa progressiva que vc fez depois das luzes, vc já havia feio alguma? Costuma fazer tratamentos tipo cauterização, blindagem, choque de queratina e etc?

      A solução é a tesoura já que vc disse que suas pontas estão esse caos todo, não tem solução que tire um excesso de queratina. Agora... se for falta de tratamento (vc trata direitinho em casa? Faz hidratações?), use uma boa máscara reconstrutora que vai ajudar bastante, a Midollo de Bamboo Pro-Concentrate é excelente para estes casos!

      Beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
    2. Decida-se, é pra usar ou não a queratina? Porque como eu já disse, o Midollo de Bambu é reconstrutor e contém queratina. rs... E ela não precisa cortar, se ela usar queratina nessas pontas, elas vão melhorar demais.

      Excluir
    3. Decida onde vai enfiar seu dedo!!!

      Beijos,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  17. Olá Ligia, Tudo bem!
    Adorei teu blog, tirei muitas dúvidas!!! Fiquei com uma dúvida, que te peço POR FAVOR me esclareça, pois em cada salão que vou me passam uma orientação diferente... Tenho cabelo crespo, mas fazem uns cinco anos que faço progressiva e mechas. De uns tempos pra cá meu cabelo começou a quebrar, estou tentando amenizar com hidratação... Minha raiz já está horrível (isso que relaxei há um mês), precisando do relaxamento de novo, mas tenho medo de fazer pois é incompatível com as mechas. Acha que posso relaxar somente a raiz (com tioglicolato) e seguir na hidratação? Senão, de que forma posso prepará-lo para relaxar de novo??? Obrigada e um grande beijo! Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa!

      Você pode sim retocar somente a raiz com escova definitiva de Tioglicolato de Amônia (X-Tenso, Wellastat ou Matrix), e ficar loira com alguma coloração que não vá arrebentar seus cabelos. Eu usaria 7.0 com oxigenada de 20 volumes, mas aguarde um tempo de pelo menos umas semana após o alisamento.

      Beijos a boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  18. Ola Ligia querida, tenho lido seus posts e gostei muito. Vc entende bastante sobre o assunto, sempre responde suas leitoras com muita atencao e carinho! Esta de parabens!! Virei sua fa e ja estou seguindo o blog.
    Meu nome eh Graziella, vou contar a historia do meu cabelo e ve se vc me ajuda pois nao sei mais o que fazer, por favor!!!! Meu cabelo eh ondulado com luzes, de comprimento medio e desde 2005 venho fazendo progressiva mais ou menos 2x por ano, mas agora parei pois como vc falou no inicio fica aquele cabelo lindo e maravilhoso e agora esta caindo, quebrado, muito ralo nas pontas, pontas retas e feias, com aspecto de frizado. Comecei a tomar inneov tem 1 mes. Eu sempre corto, faco hidratacoes (so fica bom no dia), mas nao adianta, esta embaracado, quebradico, quando acordo ele parece um ninho de pombo de tao embolado (rs). Sera que eh o tal excesso de queratina que vc explicou? No dia a dia uso shampoo e condicinador pantene, mas faco hidratacoes com keratase e maroccanoil. Nao sei mais o que fazer para o cabelo voltar a ter aspecto saudavel, crescer e ter as pontas cheias. Ligia, me ajude por favor!! O que fazer??
    Obrigada, beijos, Grazi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Obrigada pelo carinho e seja muito bem vinda!

      Se você usa Moroccanoil e o seu cabelo está dando esse ninho, sim, vc está com excesso de queratina.
      Verifique se na composição do seu Kerastase não contém nenhum tipo de proteína, pois ele pode atrapalhar doando mais proteínas ao cabelo, aí fica mais duro, não vai ajudar, o Moroccanoil vc continua usando, é divino!
      Shampoo Pantene??? Não teria como vc passa a usar Haskell de Mandioca? Seria excelente para tentar amaciar um pouco seu cabelo. Se quiser uma máscara hidratante adequada para ajudar seu cabelo a sugar água e se soltar, compra Matrix comigo! Para vc seria a Biolage HidraThèrapie Aqua-Imersão e um leave in termoativado com argan para vc poder ajeitar seu cabelo na escova, pq sem ser assim, não tem jeito.

      Fora isso minha amiga... eu lamento lhe dizer, mas só escova feita em casa mesmo do seu jeitinho que vai domar até vc poder cortar tudo oq estiver com excesso. Nada de químicas, nunca mais progressiva.
      Prefira a escova definitiva da X-Tenso, Matrix ou Wellastrat, na cor depois da-se um jeito. Mas espere sua raiz crescer pelo menos 5 ou 6 dedos para fazer a definitiva (só na raiz, se não o restante cai), e o restante vc continua escovando e tratando.

      Proibida de fazer cauterizações e outros tratamentos que levem queratina ou outras proteínas, vai cuidando em casa, pq assim vc sabe oq está sendo usado em seus cabelos!

      Beijos e boa sorte,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  19. Vou fazer isso! Muito obrigada, bjss

    ResponderExcluir
  20. Oi Ligia, adorei seu blog!

    Tenho uma dúvida e gostaria de pedir um help!!!

    Faço escova progressiva desde que surgiu no mercado, meus cabelos eram cacheados. Só parei de fazer durante a gravidez, mas já voltei a fazer tem dois anos. Faço luzes também e meu cabelo sempre foi muito seco. Há um ano que estava fazendo a progressiva só na raiz do cabelo que crescia, mas quando fui retocar a raiz agora há duas semanas, a minha cabeleireira me disse que tinha uma escova nova sem formol, uma tal de escova de aminoácidos. Resolvi fazer a escova e pedi pra fazer no cabelo todo até as pontas, pois as mesmas estavam muito ressecadas por causa das mechas. Só que essa escova deixou meu cabelo totalmente minguado e percebi que do lado direito, meu cabelo está bem ralo, eu que sempre tive o cabelo super volumoso, parece que quase não tenho cabelo do lado direito da cabeça. Não se nota falhas olhando, mas está muito ralinho! Estou preocupada, não quero ficar careca!!! Além disso, o cabelo fica logo oleoso também, estou lavando todos os dias por causa disso.

    Eu tenho a máscara da Kerastase Masquintense para cabelos finos em casa, mas da última vez que usei, achei que o cabelo ficou muito pesado!

    O que você recomenda que eu faça pra dar mais volume ao cabelo e pra ele ficar menos oleoso? Estou achando que os fios estão muito finos e fracos e embaraçam muito também!

    Obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho!

      Bom... primeiro essa coisa do seu cabelo estar embolando, quando molha é praticamente impossível de desembaraçar? Ou em relação a isso está normal? Pois quando dá excesso de queratina/proteínas/aminoácidos e por aí vai, não há máscara superpotente que desembarace estes cabelos! É realmente impossível, e depois que os cabelos secam, ficam super embolados e difíceis de domar.
      Tá acontecendo isso?

      Outra... Kérastase costuma conter muitas proteínas, aminoácidos e até mesmo queratina na fórmula, então pode abandonar por um tempo e aderir uma Moroccanoil ou alguma a base de óleo, que não contenha nadinha de proteína, aminoácidos, nada disso, só nutrição mesmo (óleo de argan, de macadâmia, de açaí e por aí vai).

      Vc vai lavar dia sim e dia não, e não torça o nariz! rs! O treco é chato mesmo! Vai comprar um shampoo anti resíduos bem potente (não precisa ser de marca cara), e vai usar todas as vezes que vc lavar os cabelos e em seguida condicionar sem passar o condicionador no couro cabeludo.

      Onde vc está com menos cabelos, talvez já estivesse ou realmente só apareceu agora? Ela deve ter aplicado direto na raiz, não pode! Isso vai ajudar essa progressiva a sair dos seus fios mais rápido e vai ganhando leveza novamente depois de um tempo.
      Eu trabalho com escova de ácido glioxílico da Alfaparf (se é que ela usou essa base ou carbocisteína), e ela costuma arder quando encosta na pele, eu não me arrisco a aplicar no couro cabeludo e lavo logo depois que termino o procedimento, nada da cliente ir para casa com produto nos cabelos.

      Tem muita gente reclamando da escovas sem formol, mas é oq vai ter por agora, pois o formol está realmente vetado, é tóxico, transforma células do nosso corpo em células cancerígenas e o final infeliz vc já deve imaginar, né!?

      Queda de cabelos com progressiva é algo que já tô considerando algo normal, pois já não existe mais gente que não tenha feito progressiva e que não esteja com queda de cabelos, oq eu acho terrível!

      Beijos grande,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  21. BOM DIA Lígia!!!

    Pelo amor de Deus me ajude, eu não tinha ideia do que o excesso de queratina pode fazer, eu faço alisamento com tioglicolato e selagem para domar meus fios crespos, eles estavam indo até bem mas há uns 02 meses eu enchi a mão de queratina líquida durante o banho e apliquei nos cabelos... na hora os fios embolaram e quebraram muuuuuito, agora ele ainda está quebrando de mais estou desesperada ao ver os fios indo pelo ralo literalmente, na frente ele quebrou tudo praticamente, ques produtos devo usar para amenizar isso?
    Me ajude!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... me parte o coração ter que dizer isso, mas não há muito o que se fazer.

      Você pode comprar alguma máscara bem emoliente que não contenha queratina e nenhuma outra proteína e aminoácidos, tipo Haskell de Mandioca ou de Argan, e ir usando até o seu cabelo ficar mais domável e parar de quebrar. Se acontecer do seu cabelo ficar fininho e elástico (quebrando), é hora de começar a procurar um reconstrutor sem proteínas e aminoácidos, como o Midollo di Bamboo Pro Concentrate, e vá cortando. Não adianta correr da tesoura, corte o máximo que puder, não retoque a raiz e não passe nada além do que recomendei. Vai se virando na escova e na chapinha, nada de alisamentos ou progressivas, tem que tirar isso aí tudo.

      Boa sorte, volte para contar como está o cabelo.

      Abraços,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  22. Até entendo que seja preocupante o excesso de queratina em quem faz uso da Progressiva, por acontecer mais rapidamente.
    Mas cabelos que fazem uso de uma ou mais químicas PRECISAM de queratina.
    E o excesso de queratina é ABSOLUTAMENTE REVERSÍVEL, basta suspender o uso.
    O cabelo é tecido morto, tudo que se coloca nos cabelos, incluindo a queratina, é uma "reposição artificial" que acaba saindo com as lavagens. Por isso a necessidade de se tratar o cabelo frequentemente. Caso contrário, bastaria fazer o tratamento com queratina apenas uma vez e ele se manteria no fio eternamente... Mas não é bem assim que acontece.
    O ideal é alternar o uso entre uma máscara reconstrutora com queratina e outra sem. Quando notar o cabelo encorpado, ou começando e enrijecer, diminuir a frequencia (1x por semana, depois de 15 em 15 dias, depois a cada 30 dias) gradativamente, até o cabelo se recuperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive excesso de queratina, lavo os cabelos dia sim e dia não e posso relatar sem falhas oq ocorreu e oq pode ocorrer com demais pessoas que acabam se viciando em progressivas, quartinizações, banhos de queratina, choques de queratina e por aí vai.

      No mais, obrigada pela sua participação,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir
  23. Excesso de queratina sai com as lavagens, linda e numas 3 ou 4 lavagens, se muito for, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está dizendo que sai, é pq nunca viu um.

      Grande abraço,
      Ligia Porcelaine.

      Excluir

Sugestões, dúvidas, críticas e elogios serão muito bem vindos!
Comentários ofensivos serão deletados.
Para comentar aqui, não é necessário ser seguidor do blog, mas é necessário logar em sua conta (email) do Google.
Para seguir o blog, é só clicar em SEGUIR ali do lado direito onde tem fotinhas pequenas de pessoas lindas que já seguem, e participar!

Sejam bem vindos!